Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, detalhe.
Oswaldo Cruz: ciência e saúde no projeto nacional foi uma exposição temporária promovida pela Fiocruz para ocupar um espaço de mostras na Câmara dos Deputados, em Brasília, em meados de 2018, no âmbito das comemorações dos 100 anos da morte de Oswaldo Cruz.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, panorâmica
Este projeto nos trouxe dois grandes desafios de naturezas distintas. O primeiro, de ordem prática, se deve às restrições do ambiente da mostra. Trabalhamos em um corredor de 50 x 6 m, local de passagem com grande fluxo de pessoas, com pé direito baixo. A  intervenção cenográfica foi limitadíssima e o prazo de montagem de apenas um dia. O segundo desafio, de ordem institucional, foi de adequar a linguagem visual da mostra à imagem institucional da Fiocruz dentro de um ambiente político, em um ano de eleição presidencial.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, detalhe.
Aplicar adesivos nas paredes do corredor foi a solução mais viável perante as condições do projeto. Mas para dar vida às imagens estáticas, agregamos à composição visual seis projeções animadas. As projeções foram uma verdadeira surpresa para o público da mostra, pois foi um fato inédito no local e um motivo a mais para chamar a atenção dos passantes. Em relação ao conteúdo da curadoria, dividimos às paredes em quatro cores diferentes, distinguindo e agrupando os principais momentos da narrativa. Trabalhamos a diagramação com imagens de figuras humanas em destaque e com os textos inseridos na dinâmica do layout, com pesos de fonte e hierarquias marcantes.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, animação.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, detalhe.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, detalhe.
O sucesso foi tanto que exposição física ganhou uma versão digital. Criamos uma espécie de exposição online na qual é possível passear pelos corredores da montagem original e acessar todo o conteúdo disponível em três idiomas. Também acrescentamos gifs e animações extras, fazendo valer os recursos do ambiente digital. Para completar, elaboramos uma área de pesquisa com filtros e palavras chave com foco no usuário de perfil pesquisador. Desta forma a mostra original ganhou uma vida muito mais longa e poderá servir a um público incrivelmente mais amplo, sem fronteiras geográficas.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, site mobile.
Disarme Grafico_exposição Oswaldo Cruz, ciência e saúde no projeto nacional, site desktop.
---

O que fizemos: Elaboração de projeto de exposição, criação de programação visual, criação animações, produção e montagem da mostra física. Criação de exposição virtual, incluindo layout e programação.
Para quem: Fiocruz
Quando: 2017
Ficha técnica:
Realização: Ministério da Saúde | Ministro Ricardo Barros; Fundação Oswaldo Cruz | Presidente Nísia Trindade Lima; Casa de Oswaldo Cruz | Diretor Paulo Elian; Deputado Odorico Monteiro (PSB/CE)
Curadoria: Ana Luce Girão | Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Carlos Fidelis Pontes | Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Pedro Paulo Soares | Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Coordenação executiva: Maria Inês Rodrigues Fernandes | Fiocruz
Equipe Disarme:
Arquitetura e expografia: Marcos Antônio Fonseca (Markito)
Direção criativa: Bruno Ventura
Design: Ana Seno; Isadora Gonzaga; Charles L'Astorina; Daniel Ventura
Animações em gif: Rubens Toré
Animação home site: Diego Leal
Programação: Felipe Hollanda e Charles L'Astorina
Edição de vídeo: Diego Gomes
Produção: Carolina Martins; Carlos Junior

VEJA TAMBÉM:

Back to Top